Como abrir uma holding familiar?

Como abrir uma holding familiar?

Famílias com patrimônio considerável tem dois medos: risco patrimonial e sucessão/inventário.

No entanto, já existem estruturações de natureza empresarial aplicáveis ao patrimônio familiar capazes de gerar:

  1. Proteção do patrimônio.
  2. Sanar questões sucessórias.
  3. Economizar despesas tributárias e sucessórias.  

Nesses casos apresentamos a possibilidade de criação de holding familiar, capaz de abranger o patrimônio familiar sem prejuízo do usufruto, podendo antecipar e sanar toda e qualquer controvérsia que possa vir a existir em caso de inventário e partilha.

O modelo da holding familiar é construído a partir de alicerces jurídicos e contábeis, por isso a atuação deve ocorrer com uma contabilidade capacitada para resguardar o patrimônio e possibilitar a redução de custos tributários.

As informações mais importantes a serem fornecidas pelo comprador ao nosso Escritório são as seguintes:

  • Inventário do patrimônio familiar e destinação atual;
  • Se existem empresas familiares ou se o patrimônio é construído a partir de uma empresa pertencente a alguns membros da família apenas;
  • Quais as principais intenções com a criação da holding;
  • Se há contabilidade já acompanhando o patrimônio.

Frisamos que a estruturação da holding se dará com o diálogo entre assessoria jurídica, contabilidade e partes interessadas.  

Depois da criação da holding, todo o patrimônio é transferido da pessoa física para a jurídica que vai administrar os negócios e o dinheiro dando destinação e garantindo o usufruto adequado e definido pela família que serão os sócios dessa empresa.

Do ponto de vista sucessório o maior benefício é para o planejamento sucessório, caso ocorra o falecimento de um dos membros da sociedade a transferência de bens é mais rápida e econômica além de poder ficar pré-definida no contrato social da sociedade.

Envio do Relato e Documentos de Forma Digital

O time da GN ADVOCACIA está adaptado a tecnologia e aos novos modelos de atendimento, sempre buscando prestar o serviço de forma rápida e com o máximo de praticidade evitando morosidade e barreiras burocráticas impostas pelo momento vivido, por isso nossa forma de prestação de serviço pode ser contratada de forma totalmente virtual, bastando simplesmente preencher o formulário de contato em nosso site sendo que o convidamos para nos relatar o seu caso recebendo nossa análise.

Esclarecemos que durante todo o relacionamento com o nosso escritório, não se faz necessária a presença física do cliente ao longo do processo. Inclusive, disponibilizamos a possibilidade do envio digital de todos os documentos (whatsapp, chat ou e-mail) com fotos de boa qualidade, com intuito de facilitar os trâmites e a vida do cliente.

Após o primeiro contato do cliente e uma vez recebidos os documentos, analisaremos a situação inclusive realizando a consulta publica das empresas e membros da família como forma de calcular o risco sobre o patrimônio. A ideia é termos o máximo de informações para sermos realistas na expectativa gerada no cliente. Geralmente demoramos em média 72 horas úteis para a realização desta análise.

Assinatura de Procuração e Contrato

Tendo nossa equipe identificado uma situação passível de indenização, elaboraremos uma procuração e contrato para que possamos ajuizar o processo, tudo de acordo com o código de ética da OAB/MA para a segurança de nossos clientes.

Montagem da sociedade, planejamento tributário e planejamento sucessório

A estruturação da holding passa por alguns passos assim defindos:

  1. Análise do patrimônio: Primeiramente analisamos toda a documentação encaminhada e fazemos uma análise de qual seria a melhor estruturação patrimonial.
  2. Definição de quadro societário: Nessa etapa iremos ouvir das partes interessadas como se deu a construção do patrimônio e quais os interesses quanto a destinação presente e futura do patrimônio, definindo assim os sócios na composição da sociedade e o melhor tipo societário.
  3. Planejamento Tributário: Nessa fase é essencial ter uma boa assessoria tributária tanto do ponto de vista jurídico quanto contábil, um bom planejamento representa menor despesa futura e menor custo na estruturação de sua holding.
  4. Elaboração de documentação e inicio dos protocolos de formalização obrigatória: Nesta fase há a elaboração de toda a documentação necessária com a coleta de assinaturas e registros necessários.   

Durante o curso da Estruturação até o seu final com a holding estruturada e capaz de exercer suas funções, mantemos nosso cliente informado sempre que solicitado, através de nossos canais de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *